domingo, 26 de abril de 2009

Aprendendo a lição


Por que, porque, porquê, por quê???????
Dúvida de meio mundo e minha. todos querem saber porquê tem tantas caras. Aparecem juntos, separados, com chapeuzinho, sem acento.Chutar? Nem pensar, se pode dar errado, dá.
1. Nos anunciados em que é substituível por "a razão pela qual": é bom saber por que ( a razão pela qual) os professores estimulam a leitura. Explique por que ( a razão pela qual) se impõe a presença dos pais na escola.
2. Nas perguntas: Por que os professores estimulam a leitura?
Por que é importante a presença dos pais na escola?
Por que a crinaça continua sem estudo no Brasil?
3.Última palavra da frase: Por quê só tem vez quando a quezinho for a última - a última mesmo - palavra da frase. Sabe por quê? Ele é átamo. No fim do enunciado, torná-se tônico. O acento lhe dá força: Os professores estimulam a leitura por quê? A evassão escolar continua alta, mas poucos sabem por quê.
Porque é conjunção casual ou explicativa: os professores estimulam a leitura porque bons textos enriquecem o vocabulário. A evasão escolar continua alta porque muitas crianças trabalham em vez de ir à aula.
Porquê, assim com chapéu, porque deixa de ser conjunção. Torna-se substantivo. Para mudar a classe, precisa da companhia do artigo ou de prenome: Explicou o porquê da evasão escolar no Brasil. Certos porquês quebram a cabeçada gente.
É assim, não há por que temer os porquês. quem entendeu a lição sabe por quê.(Dad Squarisi)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...